Resenha de livro… remontando à questão fato X valor

Posted on March 6, 2016

0



E a Bíblia Tinha Razão...E a Bíblia Tinha Razão… by Werner Keller
My rating: 2 of 5 stars

Eu acho que preciso começar falando sobre editorialização, especificamente.
Por exemplo, sobre quando se dá a um livro um título que, em comparação com seu real conteúdo, pode ser considerado sensacionalista. Senão, vejamos:
O que originalmente, em inglês, é The Bible as History, em português, é vendido como E a Bíblia tinha Razão… Como a ciência comprova os acontecimentos descritos na Bíblia”. Aumentou, heim?

Me parece que a Editora Melhoramentos não deveria tentar passar um livro de popularização da ciência arqueológica como se fosse um livro de apologética cristã, simplesmente poque ele não é.

Basicamente, este é um volume que trata da autoridade da Arqueologia em relação à informações descritas na Bíblia, e não da autoridade da Bíblia sobre o que quer que seja. Teologicamente, no máximo, teríamos aqui Teologia Liberal. Por isso, é inapropriado embrulhá-lo para aquele tipo de público que quer fundamentar suas razões na Bíblia.

Dito isso, e desfeito o equívoco comercializante, vamos ao texto em si: Magnífico, se é um livro sobre História Antiga o que você procura.

> Acho que não se fazem muito mais autores como Werner Keller hoje em dia. Não há uma frase neste volume que não seja elegamente escrita e prazerosa de ler.

>> O livro tem muita informação. No começo, pode parecer um pouco puxado, embora, desde sempre, muito interessante. E quando você se esforça um pouco e pega o ritmo, fica cada vez mais difícil deixá-lo de lado.

>>> Raro é um capítulo em que não haja pelo menos uma passagem fascinante, e não há nenhum deles que não seja excelentemente bem-escrito.

E de fato, a Bíblia tem razão em muitas coisas a respeito das quais foi a única testemunha durante séculos.

Para o leitor leigo, será uma surpresa descobrir que muito do conteúdo sobre as civilizações da Mesopotâmia e Crescente Fértil na Antiguidade, que preenche os nossos livros de História no Ensino Médio hoje, passou muitos séculos desacreditado, simplesmente porque sua única fonte histórica era a Bíblia.

The Bible as History é a narrativa de uma grande aventura que começou na metade do Século XIX, quando escavadores, profissionais e diletantes – incluindo missionários -, muitos por motivações religiosas, resolveram tomar as informações do texto bíblico com boa fé e desenterraram milênios de civilizações que jaziam nas areias do deserto, de forma que cada vez mais se comprovou a fidegnidade das escrituras como fonte de conhecimento histórico.

Porém, aqui vem o aspecto faca de dois gumes:

1. Se você já acredita na Bíblia, vai acreditar mais. Se não acredita, também vai acreditar mais.
2. Mas se já acredita, também vai perceber que, às vezes –ou melhor, com frequência–, essa abordagem reduz impropriamente o que se sabe que é verdade, pela fé; explorações propriamente teológicas, hermenêuticas e homiléticas comentam de forma muito mais satisfatória e rica acontecimentos e aspectos os quais, as limitações inerentes ao paradigma adotado nessa obra em particular, põem em dúvida, restringem ou empobrecem.

Para a textualidade em si, especialmente fruto da erudição e estilo do senhor Werner Keller, eu poderia dar 4 ou 5 estrelas. Mas, pela aderência à Teologia Liberal pressuposta em sua abordagem do texto bíblio, eu jamais poderia endossar uma recomendação sem restrições e cuidados. Por isso, 2 estrelas.

View all my reviews

IMG_20160304_221124

Advertisements